sábado, 2 de agosto de 2008

UM POUQUINHO DE HISTÓRIA DO BRASIL... Parte IV

A TRANSMIGRAÇÃO DA FAMÍLIA REAL DE PORTUGAL - 1807-1808

Identificar como artistas registraram a viagem, também fez parte da pesquisa.

Os resultados incluem: o embarque, no Cais de Belém – um quadro pintado por Nicolas Delerive, que se encontra no Museu Nacional dos Coches; alguns leques comemorativos com pequenas imagens mostrando a chegada no Rio de Janeiro.

O conhecimento detalhado e o vazio existente, foram as principais razões que nos levaram a encomendar do conhecido artista Geoff Hunt RSMA, este quadro cuja fotografia está aqui em exposição.

Durante 18 meses, um estudo minucioso foi realizado com recomendações ao artista para refletir em sua obra, mínimos detalhes tais como: a força e direção do vento, a luminosidade e o estado do mar assim, como também, a alegria irradiante expressa por todos ao ver e ter a Família Real tão perto, após essa longa e perigosa jornada.
Examinando de perto a pintura, podemos ver que:




No centro, a nau Príncipe Real com seus 104 passageiros e 950 tripulantes acaba de fundear, depois de entrar no vento, usando sua carangueja. Quando D. João anunciou que só iria desembarcar no dia seguinte, nobres e outros partiram em pequenas embarcações para prestarem suas homenagens aos ilustres passageiros.









No lado esquerdo, a nau Marlborough que se encontrava na baía, dispara uma salva. Sua guarnição colocada nas vergas.




















Do lado direito, pode-se observar a Afonso de Albuquerque que começa a ferrar suas velas em preparação para entrar no vento e fundear. Atrás, a Medusa, com o futuro Conde da Barca a bordo e a fragata Urânia, que escoltou a Príncipe Real durante toda a viagem. Ao lado, Bedford, suas responsabilidades de escolta agora no seu fim.














O forte de Villegaignon, que não mais existe, também salva.

No pano de fundo, a costa de Niterói, a entrada da baía e o Pão de Açúcar.








PORTANTO AGORA TEMOS UMA VISÃO DO QUE FOI A CHEGADA NO RIO DE JANEIRO, QUE ATÉ ENTÃO NÃO TINHAMOS.

* * *

Como muitas vezes acontece, o passar do tempo ilumina e esclarece. Os primeiros críticos, talvez por estarem próximos dos acontecimentos, interpretaram-nos de forma negativa; não enxergaram a grandeza e a coragem da decisão tomada por D. João, comprovada pelos eventos subseqüentes.

NOTAS

Arquivo Geral da Marinha, Lisboa:
Livro de Quartos da Fragata Urânia
Arquivo Nacional, Rio de Janeiro (Public Records Office):
Cód. 730
Museu Imperial, Petrópolis (Imperial Museum):
Arquivo da Casa Imperial do Brasil - POB
Public Records Office, Londres (Arquivo Nacional):
F.O. Foreign Office (Ministério dos Negócios Estrangeiros);
F.O. 63/55, F.O. 63/56, F.O. 63/58 e F.O. 94/163
ADM. Admiralty (Almirantado);
ADM. 4206, ADM. 1/19, ADM. 1/824, ADM. 1/2159 e ADM. 1/2704
Livros de quartos: ADM. 51/1700, ADM. 51/1659, ADM. 51/1758, ADM. 51/1882, ADM. 51/1966, ADM. 51/1734, ADM. 51/1765, ADM. 51/1780, ADM. 51/1730, ADM. 51/1857, ADM. 51/1854, ADM. 51/1879, ADM. 51/1790, ADM. 51/1715, ADM. 51/1763 e ADM. 51/1738
National Maritime Museum, Greenwich (Museu Marítimo):
SIG/B/38
David Lyons, Sailing Navy List, Londres, 1993.
Navy List de 1807.

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Cortesia do Site Oficial da Casa Imperial do Brasil
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